10 dicas para ajudar a preservar o planeta, cuidar da sua saúde e fazer economia!

10 dicas para ajudar a preservar o planeta, cuidar da sua saúde e fazer economia!

1) Digitalize o que puder: jornais, revistas, banco, acesse tudo online! Além de economizar papel, você também pode poupar tempo.

2) Vai fazer uma faxina de ano novo? Experimente usar produtos orgânicos e baratos como limão, bicarbonato de sódio e vinagre. Quem sabe você não adere à prática e acaba de vez com os químicos na prateleira da sua despensa!

3) Economize água! Parece simples, mas muita gente ainda não faz: economizar água. Feche as torneiras enquanto escova os dentes e ensaboa a louça. Use a água que sai da máquina de lavar roupa para limpar a área de serviço ou o quintal. Aproveite o verão para se acostumar a tomar banhos menos quentes e mais curtos. Esta é a melhor época do ano para formar novos hábitos.

4) Reutilize, Recondicione, Recicle! Quer realizar um grande sonho, mas para isso precisa fazer uma poupança? Use e reuse tudo: roupas, utensílios, móveis, eletrônicos. Faça trocas com os amigos, reforme, doe e só compre algo novo quando não tiver jeito mesmo. Você se surpreenderá com quanta coisa pode reaproveitar e com quanto dinheiro pode economizar.

5) Vai viajar? Antes de sair, lembre-se de desligar o gás, a água e os aparelhos eletrônicos da tomada. Ar condicionado e aquecedor também devem ser desligados. Cancele o recebimento de jornais e revistas ou faça uma doação e desvie a entrega para uma escola ou biblioteca enquanto estiver fora. Finalmente, lembre-se de emitir seu bilhete ou passagem eletronicamente, sempre que possível.

6) Use as sacolas de compra retornáveis, ou antigas sacolas de feira da vovó, agora chamadas de Ecobags. Elas viraram moda e estão por todos os lados, mas pouca gente usa: siga a tendência e adote de vez as ecobags. Aliás, aproveite para convencer todo mundo que você conhece a fazer o mesmo: amigos, familiares, colegas de trabalho…

7) Vai trocar de carro este ano? Na hora de escolher o modelo, leve em consideração as emissões de poluentes e o tipo de combustível usado. Em dezembro de 2009, o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama divulgaram uma lista com os carros menos poluentes do Brasil. (Consulte a lista em: http://servicos.ibama.gov.br/ctf/publico/sel_marca_modelo_rvep.php)

Not a member? Register today!

Ajude o próximo. Muita gente decide começar o novo ano ajudando alguém. Que tal fazer um trabalho voluntário em uma ONG que cuida do meio ambiente? Quem não tem tempo pode fazer doações. Pesquise bem e procure uma instituição na qual você confie e com a qual se identifique. Também dá para fazer muita coisa com gestos mais simples, como organizar a coleta seletiva em seu prédio ou rua.

9) Cuide da sua saúde. Se sua meta é perder peso, saiba que uma alimentação mais saudável também pode ter menos impacto no meio ambiente. Além de cortar as frituras e doces, que tal optar por alimentos da época, produzidos localmente, e de preferência orgânicos? Aproveite também para cozinhar mais em casa e economizar. Seu corpo, seu bolso e o planeta agradecem.

10) Faça Caminhadas, passeios, ande! Quem decidiu entrar em forma também pode deixar mais o carro na garagem em 2010. Faça mais coisas a pé: passeie mais com seu cachorro, vá à padaria, locadora e banca de revistas caminhando. Isso vai te ajudar a perder peso, melhorar sua resistência e diminuir as emissões de poluentes e engarrafamentos na cidade. Todo mundo agradece!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um Comentário