Adubo orgânico:uma solução econômica e natural

Adubo orgânico:uma solução econômica e natural

Você pode recuperar um solo cansado sem nenhuma despesa, usando apenas composto orgânico preparado na sua própria casa.

Ele é um adubo natural, de alta qualidade, conseguido através da decomposição de detritos orgânicos, como cascas de árvores, folhas mortas, aparas de grama, restos de comida e até papel, Você só não poderá aproveitar vidros e plásticos, porque esses materiais não se decompõem, Também é bom não usar alumínio e outros metais que demoram muito tempo para se deteriorar.
Para acelerar o processo, procure misturar detritos fibrosos, de difícil fermentação, como papelão, cascas de ovos trituradas, serragem, ervas daninhas e folhas mortas com os chamados detritos inoculantes, de rápida fermentação, como esterco, farinha de ossos, farinha de sangue, torta de algodão e torta de mamona. O ideal é usar uma parte de material inoculante para três partes de produtos fibrosos. Assim, depois que o material escurecer, ficar uniforme e sem cheiro, já poderá ser agregado à terra do jardim, vasos e jardineiras, para dar nova vida ao solo e, consequentemente, deixar suas plantinhas mais bonitas e saudáveis.
É fácil construir uma composteira
Para todos os detritos se decomporem com rapidez é necessário que fiquem em contato com a terra e com o ar, a fim de não apodrecerem, provocando cheiros desagradáveis.
A melhor solução é construir uma composteira com tijolos ou madeira, mas sem fundo e com a parte frontal removível, para facilitar a mistura e a remoção do material. Uma caixa quadrada com aproximadamente 1 metro de largura por 1 de altura é suficiente para se produzir boa quantidade de composto orgânico.
Depois, é só ir colocando os detritos disponíveis, sempre em camadas de 10 ou 15 cm, alternadas com uns 5 cm de terra. Molhe bem a composteira e cubra com outra camada de terra de jardim. Semanalmente, revolva todos os detritos para que o processo de decomposição seja uniforme. Se não chover, molhe a mistura para repor a água evaporada,

Depois de, três ou quatro meses, ela estará escura e uniforme e você terá um composto orgânico de qualidade para aumentar a fertilidade do solo, sem usar produtos químicos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe:

Deixe um Comentário