Alimentação saudável

Alimentação saudável

Para termos uma alimentação equilibrada com todos os nutrientes necessários ao pleno crescimento e desenvolvimento físico e para a manutenção da saúde, é preciso variar os tipos de alimentos, consumindo-os com moderação.

Nutrientes são todas as substâncias químicas que fazem parte dos alimentos e que são absorvidas pelo organismo, sendo indispensáveis para o seu funcionamento.

Existem dois grupos principais de nutrientes:


1. Macronutrientes

São os carboidratos, as proteínas e as gorduras. O organismo precisa deles em maior quantidade.


Carboidratos

Fornecem a energia que precisamos para realizar nossas atividades do dia-a-dia, como andar, falar, respirar etc. São exemplos: arroz, açúcar, massas, batata, mandioca, cereais, farinhas e pães.

Proteínas

Constroem, “consertam” e mantém o nosso corpo, além de aumentarem a resistência do organismo às infecções. Todos os tecidos do corpo são formados por elas. São os principais

componentes dos anticorpos e dos músculos. Quando a quantidade de proteínas adequada não é ingerida, o corpo utiliza a proteína muscular. São elas: animais (carnes, ovos, leite, iogurtes e queijos) e vegetais (feijão, soja e derivados, castanhas, amendoim, amêndoa).

Gorduras

Nos fornecem energia. Algumas vitaminas precisam de gorduras para serem transportadas no nosso organismo. São: manteiga, óleos, azeite de oliva, margarina, gordura animal

(presente nas carnes).


2. Micronutrientes


São necessários em pequenas quantidades, embora sejam muito importantes para o nosso organismo. São eles: vitaminas e minerais. (veja tabela Anexo 1)

Fibras alimentares são substâncias que estão presentes nos alimentos. São essenciais para manter o bom funcionamento do intestino, para a mucosa intestinal e auxiliam no controle

do diabetes e colesterol alto. Estão presentes principalmente nos vegetais (legumes e verduras), nas frutas, grãos integrais e leguminosas (feijões).

Para aumentar a quantidade de fibras na dieta, você pode:

  • Aumentar o consumo de frutas com casca.
  • Comer vegetais crus, diariamente.
  • Substituir refrigerantes por sucos de fruta natural.
  • Incluir feijão, soja, grão-de-bico, ervilha ou lentilha na alimentação diária.
  • Incluir cereais integrais, como arroz e pão.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um Comentário