Beleza na ponta do garfo

Beleza na ponta do garfo

Pode não parecer, mas tudo o que você come contribui para sua saúde e beleza. Uma alimentação variada e na quantidade certa pode suprir sua cota diária de nutrientes e torná-la mais bela ainda.

Mas será que você está consumindo os nutrientes necessários?

Veja quais nutrientes e suas fontes alimentares podem te dar uma forcinha quando se trata de beleza.

Cabelo - para ter sempre cabelos sedosos e brilhantes é importante que tenha uma alimentação equilibrada e consuma alimentos fonte de: zinco (carnes, grãos integrais, nozes), proteínas (carnes vermelhas, frango, peixe, ovos) e vitamina A (cenoura, abóbora, mamão, batata-doce, caqui, manga, agrião, brócolis, espinafre, salsinha).

Celulite - deixar de comer certos alimentos e consumir com freqüência outros, podem trazer excelentes resultados para prevenir e diminuir a celulite. O sódio, presente no sal de cozinha, enlatados, embutidos e a gordura, presente nos óleos e gorduras vegetais, manteiga, são os maiores vilões, enquanto as fibras são excelentes aliadas.

As principais fontes de fibras são: cereais integrais, frutas, hortaliças, feijão, soja, grão de bico, aveia.

Dentes - além da boa higiene bucal, alguns nutrientes podem te ajudar a ter dentes fortes e saudáveis. São eles: cálcio (leite, queijo, iogurte, brócolis), fósforo (carne vermelha e branca, ovos, leguminosas, nozes), flúor (água, frutos do mar) e vitamina D (sol, fígado, leite, sardinha, atum, salmão).

Acne - alguns nutrientes podem ajudar na prevenção da acne e manter sua pele sempre lisinha. São eles: vitamina A, vitamina B2 (leite, carnes, ovos, fígado, lêvedo de cerveja, espinafre), fibras, zinco.

Unhas - uma alimentação saudável é fundamental para se ter unhas bonitas e fortes. Uma dieta rica em proteínas e cálcio – carne, peixe, ovos, leite e derivados – é muito importante. A vitamina A também é um grande aliado nesta batalha.

Além deles, o ferro (carne vermelha, vísceras, vegetais de folha verde escura, gema de ovo) também pode te ajudar.

É importante ressaltar que para manter ou melhorar a beleza é preciso de um conjunto de fatores, a alimentação não deve ser única. Atividade física regular, consultas regulares ao médico, relaxamento e outras técnicas também são bem-vindas.

Outra dica importante para todos os casos é beber bastante água, em média 2 litros por dia.

Por:
Camila Rebouças de Castro
Nutricionista – CRN-3 14.112



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