Carne de frango: embarques de abril somaram 325 mil toneladas

Carne de frango: embarques de abril somaram 325 mil toneladas

Dados preliminares da SECEX/MDIC revelam que o maior embarque de carne de frango salgada (um quarto a mais que no mesmo mês do ano passado) contribuiu para que as exportações de carne de frango de abril de 2011 chegassem às 325.263 toneladas, volume quase 5% maior que o registrado um ano antes. A receita cambial, por sua vez, aumentou perto de 28%, ficando próxima dos US$690 milhões.
É verdade que, em relação ao mês anterior, março de 2011, caíram volume e receita cambial (-4,63% e -0,07%, respectivamente). Não se pode esquecer, entretanto, que abril, além de ser mais curto, teve dois feriados. Isso levado na devida conta e considerados apenas os dias úteis de um e outro mês (dias de embarques), não é equivocado dizer que os resultados do quarto mês de 2011 foram superiores – aliás, os melhores do ano.
Totalizando 1,258 milhão de toneladas, os embarques do quadrimestre inicial de 2011 projetam para a totalidade do ano volume global da ordem de 3,775 milhões de toneladas. Quer dizer: embora estejam, no momento, quase 9% acima dos de idêntico período do ano passado, continuam a sinalizar volume anual inferior ao de 2010, quando foram exportadas perto de 3,820 milhões de toneladas de carne de frango.
Para que o déficit não se concretize e o volume exportado em 2011 seja pelo menos 5% maior que o do último ano – como projetaram as lideranças do setor no início deste exercício – será preciso que, entre maio e dezembro, a média dos embarques mensais não fique abaixo das 344 mil toneladas. Por ora, permanecem aquém das 315 mil toneladas/mês.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe:

Deixe um Comentário