Comer frutas ou tomar cápsulas?

Comer frutas ou tomar cápsulas?

Amarelas, verdes, laranjas, vermelhas ou roxas, doces ou azedas, as frutas têm papel fundamental em nossa nutrição. São elas que nos fornecem grande parte das vitaminas, minerais e fibras, que possuem o papel de regular todas as atividades e reações de nosso organismo. Daí a importância de seu consumo.Já ouviram falar de substâncias antioxidantes e fibras? Já pediram para você tomar cápsulas de vitamina C, E, D, linhaça, ração humana, flavonóides, carotenóides e licopeno para melhorar da fadiga, gripe, prisão de ventre, baixa resistência, fortalecer os ossos, reduzir colesterol, triglicerídeos, pressão alta, prevenir o câncer?Todos estes nutrientes são encontrados nas frutas, que se consumidas regular e diariamente nos trazem todos os benefícios das cápsulas, de forma mais gostosa, saudável e nutritiva.O Guia Alimentar da População Brasileira (BRASIL, MS, 2006) nos recomenda o consumo de pelo menos 3 porções OU 300 a 400g diárias de frutas, sendo a variedade de cores e sabores muito importante, pois estes estão relacionados com os tipos de vitaminas e minerais que as formam. Vale ressaltar, que o ideal é o consumo de frutas in natura, pois os sucos, apesar de preservarem boa parte das vitaminas e minerais, perdem valorosos nutrientes, as fibras.De uma maneira geral, as frutas possuem baixas calorias e podem ser consumidas com certa liberdade. As restrições ocorrem apenas para pessoas que possuem alguma patologia, como gastrite, diabetes e insuficiência renal.Para quem consome abaixo do recomendado, aqui vão algumas dicas de como aumentar esse consumo:- Coma frutas nos lanches, se for o caso, leve na bolsa, no bolso!- Use-as após as grandes refeições (desjejum, almoço e jantar).- Se você não gosta de frutas in natura, experimente acrescentá-las na gelatina ou no iogurte.- Bata com leite.- Acrescente mel, cereais ou aveia, só tome cuidado para não exagerar, essa dica é mais calórica, e em excesso pode engordar.E, não esqueça, para uma boa nutrição e o consumo adequado de frutas, de acordo com sua necessidade orgânica, financeira e laboral, consulte um profissional Nutricionista.
Por Aline Bentes MonteiroNutricionista CRN7/997Consultora Alnutri

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