Dicas: Evite o stress

Dicas: Evite o stress

As causas do stress acabam, de uma maneira ou outra, sendo construídas pela própria pessoa e vão desde a ansiedade a mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Mas há maneira de se evitar isso. Basta seguir estas dicas.



1. Organize-se


Antecipe os detalhes para não se estressar depois. Compras no shopping? Faça uma lista. Salão de beleza? Marque horário com antecedência! Aproveite para eliminar as “obrigações” que não são tão necessárias assim. Avalie cada uma de suas atribulações atuais de acordo com a quantidade de stress que produzem versus o valor que retira de cada uma. Seja radical e faça o que tiver de fazer para eliminar aquelas que lhe proporcionam mais stress do que prazer. Para ter uma vida mais organizada, evite adiar, de deixar para depois. Crie o hábito de “fazer agora” .

2. Reconheça seus limites

Nem sempre é possível resolver um problema na hora em que você quer. Aceite isso e espere a hora certa. Até lá, alivie a pressão compartilhando com seus amigos. Isso pode ajudar também a chegar a uma ideia que lhe auxiliará a encontrar uma solução.

3. Cuide de sua saúde

Descanso e alimentação são fundamentais para manter sua saúde equilibrada além de deixar você bem mais preparado para lidar com o stress durante o dia. Fundamental é também a prática de uma atividade física. Corrercaminhar, jogar tênis ou até mesmo cuidar do jardim são atividades que liberam substâncias calmantes em seu organismo. Não se esqueça de reservar em sua concorrida agenda, espaço para esportese lazer.

Importante: mesmo quando os pequenos problemas de saúde surgirem, evite a automedicação.

4. Seja social

Isolar-se leva a frustração. Mantenha-se em contato com as pessoas, seja prestativo a um vizinho, participe como voluntário das organizações assistenciais. Este é um bom motivo para fazer novas amizades e tornar a vida mais interessante. Em contrapartida: evite as pessoas difíceis. Sabe aquelas que, realmente, por mais que você seja positivo, altruísta e companheiro, estão sempre querendo enxergar o mal no mundo? Corte relações.

5. Aprenda a relaxar

Crie ambientes calmos para fugir em alguns momentos do dia. Um cantinho no quarto para ler um bom livro, uma fugida do barulho da casa para ouvir uma música agradável em seu quarto. Trabalhe também com aromas relaxantes, presentes em óleos perfumados e essências. Um escalda-pés com quatro gotas de óleo essencial e água bem quentinha alivia a fadiga e induz nosso corpo a sensações agradáveis. E que tal um “recarregador de baterias” portátil? Leve na bolsa um frasquinho com um aroma energizante, e inspire-o quando estiver sem forças. Laranjailangue-ilanguelavandacanela são indicados para estas ocasiões.

Você pode alegar que não tem como parar nunca.  Então, o ideal é aproveitar enquanto realiza tarefas das quais não consegue fugir para dar uma relaxada. Quando estiver notrânsito, use o tempo para alongar os músculos. Estique o braço a frente do corpo e estenda o músculo segurando os dedos com a outra mão. Movimente também o pescoço para um lado e para outro, para aliviar a tensão.

No trabalho, tire os sapatos e pise com um dos pés em uma bolinha de tênis, fazendo movimentos de vaivém. Depois de 2 minutos, repita com o outro pé.

Encontre tempo e espaço para você mesmo!

6. Faça o que gosta

Lembra dos gurus do começo do texto? Alguns deles gostam de padronizar a técnica de relaxamento, transformando-a em moda. Vão dizer que o melhor para aliviar o stress é jogar sementes de melancia para o alto enquanto você canta alguns mantras, por exemplo.

Mas o segredo pode estar em simplesmente fazer o que se gosta. E nessa lista entram também jogar conversa fora com os amigos, o chopinho em um happy hour com moderação, cantar em um karaokê, escrever poemas. Apenas busque dentro de você a atividade que lhe dá prazer, e faça-a com paixão!

7. Aceite Errar

Além de cortar o stress você vai evoluir muito em sua vida e na visão que os outros tem de você. Aceitar errar, ser humilde para reconhecê-lo e estar pronto para aprender uma maneira nova de fazer aquilo que você acreditava só se resolver do seu jeito é um santo remédio.

8. Chore

Sem vergonha e sem medo. Chorar alivia a ansiedade e pode evitar uma enxaqueca.

9. Viva mais devagar

tempo é o mesmo, desde que o mundo é mundo. Hoje, vivemos quase aos segundos, contando no relógio cada micromovimento durante o dia. Dê um basta nisso e viva mais devagar. Coma saboreando a comida. Fale reforçando cada palavra. Ande curtindo o vento em seu rosto. Dê tempo ao seu tempo.

10. Ajude os outros

Mesmo com a rotina cheia de responsabilidades, encontre tempo para ajudar ao próximo. Seja diretamente ou através de uma instituição séria, seja voluntário levando um pouco do que aprendeu na vida para quem precisa. Isso vai se reverter numa corrente de bem-estar e evolução pessoal.

Fonte: http://www.magazineluiza.com.br/PortaldaLu/verConteudo.asp?id=2964

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