Exercícios físicos na dose certa

Exercícios físicos na dose certa

Já está bem estabelecido que o sedentarismo está associado há várias doenças e que exercício físico realizado de forma regular traz inúmeros benefícios, incluindo diminuição do risco de morte por doença cardiovascular; reduz o risco de desenvolver diabetes, hipertensão arterial e problemas de colesterol; Reduz o risco de desenvolver alguns tipos de cânceres, incluindo o câncer de colon e mama; Melhora quadros de depressão, ansiedade e promove o bem-estar psicológico; Ajuda a controlar o peso, melhorando a força muscular e diminuindo a quantidade de gordura; Protege ossos, músculos e articulações, diminuindo dores em geral e reduzindo o risco de quedas nos idosos.


Antes de iniciar um programa de exercícios físicos devemos:


  • Estabelecer isso como uma prioridade;
  • Buscar apoio de amigos e familiares nesta importante decisão;
  • Consultar seu médico para que sejam solicitados exames e ajustes de medicação;
  • Realizar um teste ergométrico (ou de preferência ergoespirometria) para liberação e orientação da prescrição dos exercícios;
  • Escolha uma modalidade de exercício que você goste, lembre-se não existe um exercício que seja melhor ou pior do que o outro, todos são bons desde que feitos com prazer e regularidade;
  • Em caso de dúvida não hesite em obter apoio profissional especializado;
  • Os primeiros dias são os mais difíceis e a progressão deve ser lenta e gradativa, não tente pular etapas;
  • Não adianta fazer exercícios por poucos dias ou semanas e depois interromper. O exercício físico regular deverá ser mantido por toda a nossa vida;
  • Nunca é tarde para iniciar um programa de exercício físico pois a treinabilidade (capacidade de melhora) do idoso e semelhante a do jovem;
  • Se apresentar alguma mal-estar durante o exercício, tipo tontura, dor no peito, cansaço desproporcional ao esforço, vista escura, etc. pare o treinamento e procure orientação médica;
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