Lavar a louça pode ser sustentável!

Lavar a louça pode ser sustentável!

Como você lava louça? E quem lava a louça na sua casa: você, sua família ou sua empregada doméstica?

É surpreendente, mas cada pessoa tem seu próprio método para essa tarefa simples e corriqueira. Louça é lavada todos os dias e envolve consumo de água, produtos e materiais de limpeza e, em alguns casos, também de energia (água quente, máquina de lavar louça). Mas existem formas de optar por métodos e alternativas na hora de lavar louça que, não só refletem bem no bolso, mas também são mais conscientes do ponto de vista de sustentabilidade, contribuindo com a preservação do meio ambiente.

As dicas a seguir são simples de serem implementadas e muito eficazes. Se você não é responsável por essa tarefa na sua casa, oriente as pessoas que são.

DETERGENTE:

Opte pelos biodegradáveis. Procure essa indicação na embalagem na hora de comprar. Para otimizar o uso do detergente, siga este procedimento:

Não coloque o detergente diretamente na esponja, isso tende ao desperdício. Escolha um recipiente de tamanho apropriado para a quantidade de louça que costuma precisar lavar e use-o exclusivamente para fazer o que costumo chamar de “água de detergente”:

Coloque uma pequena quantidade de detergente no fundo do recipiente e complete com água, preferencialmente quente, misturando bem os dois. Se por um lado água quente consome energia, este consumo nessa etapa é mínimo e economiza na quantidade de água e detergente necessários no restante do processo: água quente ajuda na remoção de gorduras, limpa melhor e diminui a quantidade de tempo que você precisa para lavar a louça. Se você tem água quente na pia, ótimo. Se não tem, pode deixar esquentar um pouco no fogão. Água fria também funciona, mas a otimização de recursos e tempo é menor.

De uma forma ou de outra, este procedimento traz uma enorme economia de detergente. Em uma casa com 2 pessoas, a água + detergente (aproximadamente uma colher e meia de chá) no recipiente ilustrado acima é mais do que suficiente para lavar eficientemente toda a louça do jantar, incluindo panelas.

Retirado de 1001dicaspraticas.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um Comentário